segunda-feira, 2 de março de 2009

Pesca já está liberada em todos os rios do Estado :30Hs Foto Edemir Rodrigues/Notícias MS


Pesca já está liberada em todos os rios do Estado

FM PAN - Redação

Foto Edemir Rodrigues/Notícias MS

A pesca nos rios de Mato Grosso do Sul estão liberadas para pesca profissional a partir de hoje, 1º de março. Porém, a PMA (Polícia Militar Ambiental) alerta que, para os amadores, o limite é de 10 quilos mais um exemplar de qualquer espécie.

A pesca esportiva, pesque e solte, já estava liberada desde 1º de fevereiro. O pescador amador também deve ter em mãos a licença de pesca e carteira de identidade. A licença, conforme explica a PMA, pode ser adquirida em agências do Banco do Brasil ou pela internet, no endereço www.imasul.ms.gov.br.

A autorização ambiental é individual, tem validade trimestral ou anual, é obrigatória para pesca embarcada ou desembarcada (em barrancos dos rios) e pode ser adquirida nas agências do Banco do Brasil, com CPF ou RG em mãos, ou pelo site www.imasul.ms.gov.br.

Confira as medidas mínimas exigidas

Piraputanga 30 cm; curimbatá e piavuçu 38 cm; pacu 45 cm; dourado 65 cm; barbado 60 cm; cachara 80 cm; pintado 85 cm; jaú 95 cm.

A cota permitida por pescador devidamente licenciado é de 10 quilos, mais um exemplar de qualquer espécie e cinco exemplares de piranha, respeitando as medidas acima.

Restrições

É proibida a utilização de rede, tarrafa, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho; garatéia pelo processo de lambada e substâncias explosivas ou tóxicas; equipamento sonoro, elétrico ou luminoso; nem anzol de galho. Alguns rios de Mato Grosso do Sul têm pesca de qualquer natureza proibida permanentemente: Rio Salobra - municípios de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp); Córrego Azul – município de Bodoquena; Rio da Prata – municípios de Bonito e Jardim; Rio Formoso – município de Bonito; Rio Nioaque – município de Nioaque e Anastácio. É proibida também a pesca em trechos 200 metros acima e abaixo de barragens, corredeiras, cachoeiras, escadas de peixes e embocaduras das baías.

Midiamax

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial