André Puccinelli diz que não interfere, mas sugere Celina para vice de Trad
Paulo Fernandes e Renato Lima
Minamar Junior
Prefeito e governador se encontraram hoje em entrega de casas no Noroeste.
O governador André Puccinelli reafirmou neste sábado que não irá interferir na escolha do candidato a vice na chapa à reeleição em Campo Grande, e que a “responsabilidade” é do prefeito Nelson Trad Filho.
Pela primeira vez, Puccinelli tocou no nome da deputada Celina Jallad (PMDB), definindo como uma boa escolha para o prefeito, que tem demonstrado mais simpatia pelo presidente da Câmara, Edil Albuquerque (PMDB). “Se for para fazer chapa pura pode ser com a Celina”, sugeriu.
Puccinelli não veta Edil Albuquerque. No entanto, insiste numa negociação que ou fortaleça a chapa majoritária, com a adesão de um partido forte, como o PDT, ou atenda interesses políticos do PMDB. Que seria a ascensão de um suplente.
Conforme antecipou a coluna Jogo Aberto, do Campo Grande News, uma eventual eleição de Celina Jallad tiraria a hoje deputada da disputa por uma vaga no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e ainda deixaria espaço na Assembléia para o suplente, Diogo Tita (PMDB), ex-prefeito de Paranaíba.
Puccinelli tem também predileção pelo deputado federal Waldir Neves (PSDB-MS) para o cargo, porque abriria vaga na Câmara para Marçal Filho (PMDB). A mudança indiretamente favoreceria Murilo Zauith (DEM), provável candidato do governo à prefeitura de Dourados, já que não teria mais que disputar com Marçal.
O governador afirmou que chegou a recomendar a Nelsinho que escolhesse Waldir Neves como candidato a vice-prefeito. “Cheguei e falei: ‘Nelsinho, se você quer me ajudar eu recomendo o Waldir, porque aí eu faço quatro deputados federais do PMDB’”, disse.
Mas pesquisas quantitativas e qualitativas encomendadas pelo prefeito apontaram que o melhor nome para vice-prefeito era o do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). Foi quando PDT e Trad acertaram a aliança, que acabou rompida por desentendimentos entre os dois.
Prefeito e governador se encontraram hoje, durante solenidade de entrega de casas no Jardim Noroeste.
Após a solenidade, Nelson Trad Filho (PMDB) não comentou as declarações do governador André Puccinelli sobre a formação da chapa para disputa em Campo Grande, disse apenas que vai oficializar o nome do vice, “no momento certo”.
Sem confirmar qualquer preferência, o prefeito garantiu que não vai definir sozinho o parceiro na coligação. “O diretório é que vai decidir”, resumiu.
Campo Grande News