Vazou: Cuiabá será uma das sedes da Copa 2014
Alex Mello
Cuiabá, Fifa, Ricardo Teixeira Está virando um segredo de Polichinelo o mistério em torno das 12 cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil. A lista de escolhidas, dentre 17 candidatas, será anunciada no próximo domingo, em Nassau, nas Bahamas, onde a Fifa se reúne para seu congresso.
Uma fonte do governo matogrossense, que pediu anonimato para não criar embaraços junto à CBF, confirmou a ÉPOCA que Cuiabá será a “sede pantaneira” da Copa. A festa já está pronta e o site oficial da campanha cuiabana mal esconde a euforia local. Ricardo Teixeira quer uma cidade da região do Pantanal e outra da Amazônia na lista. Cuiabá, e não Campo Grande, foi a escolhida. Pesou nessa escolha a força política do governador de Mato Grosso, o rei da soja Blairo Maggi.
O estádio cuiabano na Copa será o novo Verdão.
Em relação ao restante da lista, a única dúvida parece ser quanto à “sede amazônica”, entre Manaus, Belém e Rio Branco. As demais cidades, segundo as notícias que vazaram durante a semana, seriam, além de Cuiabá: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Estariam fora da disputa, portanto, Campo Grande, Florianópolis e Goiânia. Sempre há tempo, porém, para gestões políticas de última hora.
Curiosamente, Cuiabá está entre as menos votadas - pelo menos até o instante em que este post foi escrito - de uma enquete feita por ÉPOCA em seu site, perguntando aos leitores quais as suas cidades favoritas para 2014. O resultado, às 18h da quinta-feira, 28 de maio, era o seguinte, computados 11.056 votos:
São Paulo: 13%
Belo Horizonte: 11%
Porto Alegre: 11%
Rio de Janeiro: 11%
Campo Grande: 7% (ao que tudo indica, efeito de uma campanha pela internet)
Curitiba: 6%
Florianópolis: 5%
Fortaleza: 5%
Recife: 5%
Salvador: 5%
Belém: 4%
Brasília: 4%
Goiânia: 4%
Manaus: 3%
Natal: 3%
Cuiabá: 2%
Rio Branco: 1%
Época/por afontenelle